A MULHER E O ETERNO FEMININO EM ROSARIO CASTELLANOS

Autores

  • Viviane Bagiotto Botton Universidad Nacional Autónoma de México

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v67i1.61402

Palavras-chave:

Rosario Castellanos, mulher, feminismo, literatura, humor.

Resumo

Rosario Castellanos é uma das mais eminentes e renomadas escritoras mexicanas do século XX. Com inúmeras obras premiadas e escritas em diferentes gêneros literários (ensaios, contos, romances e peças de teatro) denunciou a opressão das mulheres e a mitificação do feminino por sistemas culturais androcentricos e por sociedades patriarcais. Assumiu a bandeira feminista dos anos 70 e lutou com sua literatura e com sua força criativa contra a cultura machista de seu país, e inspirou mulheres em todo o continente americano, apesar ter ficado pouco conhecida no Brasil. No livro Mujer que sabe latín (1973) compilou suas ideias mais importantes sobre a subordinação feminina na sociedade e na peça de teatro El eterno femenino (1975) usou estas concepções como matéria para sua arte, criando de forma irônica e caricatural várias imagens da mulher mexicana a fim de denunciar o sexismo e a hipocrisia machista do país. Entre uma obra e a outra, retomamos alguns traços da força de sua literatura engajada e sua existência de luta através da palavra pela libertação da mulher e sua subordinação social. 

Biografia do Autor

Viviane Bagiotto Botton, Universidad Nacional Autónoma de México

Viviane Bagiotto Botton é Doutora em filosofia pela Universidade Nacional Autónoma do México, integrante de grupos de discusão e debates sobre corpo e gênero no México e Brasil. Atualmente é Integrande to Grupo de Estudos Michel Foucault (PUC/SP) e do laboratório Escritas - filosofia, gênero e psicanálise (UFRJ/CNPq).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Bagiotto Botton, V. (2018). A MULHER E O ETERNO FEMININO EM ROSARIO CASTELLANOS. História: Questões & Debates, 67(1), 197–229. https://doi.org/10.5380/his.v67i1.61402

Edição

Seção

Dossiê: Poéticas feministas na história, arte e literatura