DO COELHO ESPERTO À RATINHA CORAJOSA: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NAS HISTÓRIAS INFANTIS DE BEATRIX POTTER.
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v67i1.61377Palavras-chave:
Beatrix Potter, Representações de Gênero, Contos InfantisResumo
Os contos de Beatrix Potter, publicados na Inglaterra, no início do século XX, podem ser interpretados através da análise das representações de gênero presentes na literatura, para que as tramas e as personagens possam revelar visões de mundo construídas pela autoria feminina e para maior compreensão das transformações sociais e culturais do período. Durante a análise ficou claro que existem contradições nas representações dos papéis de gênero elaboradas pela autora, já que as mulheres foram retratadas como mães que educavam seus filhos com disciplina e com autoridade, mas sempre dentro do lar. O orgulho masculino foi demonstrado em desafio a essas figuras mais velhas, especialmente através do descumprimento de ordens, e é possível que essas passagens retratem a aspiração da autora pela igualdade entre homens e mulheres, através de seu desejo de ser vista com a mesma consideração elevada aos homens. O papel das personagens femininas ficou amplamente concentrado no ambiente doméstico, sendo que deveriam dar o exemplo de bom comportamento, gentileza e educação. As personagens masculinas, no entanto, não tinham a mesma responsabilidade e suas travessuras eram sempre perdoadas. Algumas das protagonistas se arriscaram, mas a autora deixou claro que para isso acontecer, elas eram obrigadas a sair de suas zonas de conforto domésticas. Considerando os ideais de gênero do início do século XX, é possível concluir que os contos de Beatrix Potter representam uma crítica à sociedade inglesa da época, que colocava os homens sempre acima das mulheres e responsáveis por protegê-las e mantê-las.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
