AS ABORDAGENS ACERCA DA HISTÓRIA IBÉRICA MEDIEVAL EM LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v67i1.58066Palavras-chave:
Idade Média, Península Ibérica, Livro DidáticoResumo
A presente reflexão é resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho documental que visou estudar as abordagens da História Ibérica medieval em livros didáticos de História e sob essa perspectiva refletir sobre a diversidade cultural, étnica e religiosa. Dessa forma, pretende-se compatibilizar duas preocupações: trazer à luz a discussão do tema da diversidade em um período e espaço específicos, e investigar de que maneira esse tema está sendo abordado nas publicações didáticas. Buscou-se respodender a seguinte questão de pesquisa: considerando a diversidade cultural, étnica e religiosa da Península Ibérica Medieval, quais são as abordagens presentes nos livros didáticos de História, do 1º ano do Ensino Médio, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2015-2017? Torna-se relevante conhecer como esses agentes são inseridos na História Ibérica, problematizando o livro didático como instrumento de apoio para a construção de propostas de ensino de História Ibérica. Os resultados encontrados nos levam a afirmar que os livros analisados denotam uma expressiva abertura no que se referem às discussões historiográficas contemporâneas quando dispõem de um espaço significativo ao período medieval, buscando desconstruir mitos e estereótipos. Entretanto, no que se referem aos conteúdos sobre a Península Ibérica notou-se uma abordagem simplificada e correlacionada com o processo histórico de outras regiões da Europa como: a França, a Inglaterra e a Alemanha. Especificamente, sobre a diversidade cultural e religiosa, fruto das relações entre cristãos, muçulmanos e judeus no medievo ibérico, a menção se deu de maneira pontual no contexto da expansão islâmica.
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