AS ABORDAGENS ACERCA DA HISTÓRIA IBÉRICA MEDIEVAL EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) http://orcid.org/0000-0002-1001-5981
  • Maria Aparecida Avelino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v67i1.58066

Palavras-chave:

Idade Média, Península Ibérica, Livro Didático

Resumo

A presente reflexão é resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho documental que visou estudar as abordagens da História Ibérica medieval em livros didáticos de História e sob essa perspectiva refletir sobre a diversidade cultural, étnica e religiosa. Dessa forma, pretende-se compatibilizar duas preocupações: trazer à luz a discussão do tema da diversidade em um período e espaço específicos, e investigar de que maneira esse tema está sendo abordado nas publicações didáticas. Buscou-se respodender a seguinte questão de pesquisa: considerando a diversidade cultural, étnica e religiosa da Península Ibérica Medieval, quais são as abordagens presentes nos livros didáticos de História, do 1º ano do Ensino Médio, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2015-2017? Torna-se relevante conhecer como esses agentes são inseridos na História Ibérica, problematizando o livro didático como instrumento de apoio para a construção de propostas de ensino de História Ibérica. Os resultados encontrados nos levam a afirmar que os livros analisados denotam uma expressiva abertura no que se referem às discussões historiográficas contemporâneas quando dispõem de um espaço significativo ao período medieval, buscando desconstruir mitos e estereótipos.  Entretanto, no que se referem aos conteúdos sobre a Península Ibérica notou-se uma abordagem simplificada e correlacionada com o processo histórico de outras regiões da Europa como: a França, a Inglaterra e a Alemanha. Especificamente, sobre a diversidade cultural e religiosa, fruto das relações entre cristãos, muçulmanos e judeus no medievo ibérico, a menção se deu de maneira pontual no contexto da expansão islâmica.

 

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). É docente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e atua no Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) dessa instituição.

Maria Aparecida Avelino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado

Possui graduação em História pelo Centro Universitário do Sul de Minas - Unis (1988), Especialização em Metodologia do Ensino pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado - CESEP (1994). Mestrado em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas. Área de concestração: Ensino e Pesquisa de História Ibérica. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado. Possui experiência significativa na Educação Básica como professora de História e como gestora.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Oliveira, F. de, & Avelino, M. A. (2018). AS ABORDAGENS ACERCA DA HISTÓRIA IBÉRICA MEDIEVAL EM LIVROS DIDÁTICOS. História: Questões & Debates, 67(1), 259–281. https://doi.org/10.5380/his.v67i1.58066