Perspectivas em mudança sobre a gestão responsável de sítios de patrimônio: o caso da Cidade de Luxor, Egito
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v66i1.57407Palavras-chave:
planos de gestão do patrimônio, avaliação do impacto do patrimônio, sitio do patrimônio mundial, estratégias de mitigação, cidade de LuxorResumo
Este texto tem como objetivo estimular uma conscientização crítica em relação ao desenvolvimento da gestão de sítios patrimoniais, especialmente no caso de sítios arqueológicos e das comunidades vizinhas no Egito. Até onde a gestão de sítios patrimoniais age de forma responsável em relação as comunidades locais? Para a identidade destas comunidades? E para os turistas? Este texto usa a ferramenta de avaliação do impacto do patrimônio desenvolvido por ICOMOS, para analisar os sistemas de gestão e a influencia do sítio do patrimônio mundial da UNESCO “Tebas antiga e sua necrópole” sobre a cidade moderna de Luxor, no Egito. Esta ferramenta propõe às autoridades locais como nacionais um conjunto de recomendações destinadas a desenvolver planos de ação para salvar a historia viva localizada ao redor do sitio. Os resultados da análise sugerem meios de melhorar esta ferramenta aumentando as estratégias de mitigação dos impactos ligados ao turismo assim como definindo de novo as variáveis dos sítios arqueológicos egípcios de modo a desenvolver modelos mais responsáveis com respeito à identidade das comunidades locais e a conscientização dos visitantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
