Conhecer melhor o Ndakinna: a contribuição da arqueologia colaborativa no processo de afirmação territorial da Nação Abénakise
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v66i1.57405Palavras-chave:
Abenaki, territory, archaeology, culture, development, managementResumo
O povo Abénaki, “aqueles do pais do sol nascente”, constitui a Primeira Nação algonquina localizada no Sul da província canadense do Quebec. Ndakinna é o território ancestral dos Abenakis. Eles consideram o território como um espaço incluindo a ocupação física, o uso dos recursos e a cultura. Os dados sobre a ocupação humana do Ndakinna permanecem, porém, pouco conhecidos. Desde 1979, o Grande Conselho da Naçao Waban-Aki, habilitado pelo Conselho dos Abénakis de Odanak e o Conselho dos Abénakis de Wôlinak, tem como missão garantir o futuro da Nação Abénaki. Para este fim, o Grande Conselho usa estudos especializados para garantir a defesa dos direitos, dos interesses e a preservação da cultura da Nação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
