QUANDO SONHAR ESTÁ NA MODA – A NOSTALGIA DO FEMININO NA CULTURA DE CONSUMO

Autores

  • Vânia Carneiro de Carvalho Museu Paulista da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v65i2.55393

Palavras-chave:

Cultura material, Cultura visual, Cenas de Cortesia, Walt Disney, Nostalgia

Resumo

Os repertórios materiais e visuais da aristocracia do século XVIII foram reapropriados pela sociedade moderna ocidental para criar clivagens entre os gêneros masculinos e femininos. Mas tais estratégias sociais não foram apenas de diferenciação. Na distinção e hierarquização dos gêneros, criaram-se também novos territórios para o cultivo de subjetividades sexualizadas. Neste artigo o fenômeno está circunscrito à produção dos filmes de princesas de Walt Disney, especialmente Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e Cinderela (1950). Pretendo demonstrar como a prática do devaneio romântico, conforme caracterizada por Colin Campbell, encontrou um terreno fértil no passado aristocrático do setecentos, reapresentado nostalgicamente como modelo de beleza e feminilidade na produção cinematográfica em questão.

Downloads

Publicado

2017-09-22

Como Citar

de Carvalho, V. C. (2017). QUANDO SONHAR ESTÁ NA MODA – A NOSTALGIA DO FEMININO NA CULTURA DE CONSUMO. História: Questões & Debates, 65(2), 149–195. https://doi.org/10.5380/his.v65i2.55393

Edição

Seção

Dossiê: Histórias da Moda