ANIKI BOBÓ: DESBUNDE E PSICODELIA NOS ANOS DE CHUMBO

Autores

  • Maria do Carmo Teixeira Rainho Arquivo Nacional e Museu Histórico Nacional

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v65i2.55385

Palavras-chave:

Aniki Bobó, butique, anos 1960-1970

Resumo

O propósito deste artigo é examinar a trajetória da Aniki Bobó, uma das mais criativas lojas cariocas dos anos 1960-1970. Desde o nome escolhido até a identidade visual que a caracterizava, sem esquecer as roupas, tudo era elaborado de modo a distingui-la do padrão comum às butiques inauguradas no Rio de Janeiro nas décadas anteriores. Da mesma forma, a Aniki Bobó se diferenciava das casas que emergiram no final dos anos 1960 e, que, assim, como ela, emulavam as lojas modernas de Londres. A análise dos produtos comercializados pela Aniki Bobó, do público consumidor e de sua proprietária, nos permite pensar questões relacionadas a gênero, sexualidade, política, e, ainda, as relações entre as roupas e as políticas do corpo. Os modos como a memória sobre a butique foram e são construídas é outro tema que merece atenção. São essas as questões que pretendemos investigar.

Downloads

Publicado

2017-09-22

Como Citar

Rainho, M. do C. T. (2017). ANIKI BOBÓ: DESBUNDE E PSICODELIA NOS ANOS DE CHUMBO. História: Questões & Debates, 65(2), 69–97. https://doi.org/10.5380/his.v65i2.55385

Edição

Seção

Dossiê: Histórias da Moda