VIRGEM SENHORA NOSSA MÃE PARADOXAL

Autores

  • Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v65i2.47241

Palavras-chave:

Virgem Maria, figura, feminino, invaginação

Resumo

Figuras femininas, em especial a Virgem Maria, apresentam aspectos icônicos e mitológicos propícios para se pensar como a mulher é vista, sentida e prospectada. Características da figura são tratadas com a semiologia de Barthes para desenvolver  uma crítica junto as invaginações e o pensamento genital de Gilles Deleuze. Com a mitologia semiológica aborda a popularização de sua imagem de culto na contexto do final do século XIX  a fim de mostrar criações poética e críticas e através de amostras do paradoxo  inerente à imagem. A intenção é  construir outros modos de pensar o feminino para problematizar as diferentes séries de sentido que convergem na figura de Nossa Senhora. As  imagens em evidência neste texto dão origens a produções sincréticas, onde as relações entre signos sacros e sexuais se imiscuem, evidenciando paradoxos de sentido na devoção mariana.

 

Biografia do Autor

Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação, Bacharel em Desenho e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisa historiografia e epistemologia das artes. Na mesma instituição é professora do Programa de Pós-graduação em Educação  na linha de pesquisa Filosofias da Diferença.

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Publicado

2017-09-22

Como Citar

Zordan, P. B. M. B. G. (2017). VIRGEM SENHORA NOSSA MÃE PARADOXAL. História: Questões & Debates, 65(2), 239–263. https://doi.org/10.5380/his.v65i2.47241