POR UMA MILITÂNCIA ATIVA DA PALAVRA: ANTOLOGIAS, MOSTRAS, ENCONTROS E CRÍTICA SOBRE LITERATURA NEGRA, ANOS 1980

Autores

  • Mário Augusto Medeiros da Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v63i2.46706

Palavras-chave:

Intelectuais Negros, Literatura Negra, Pensamento Social

Resumo

O interesse do artigo é discutir eventos, obras e debates na conjuntura da década de 1980, em São Paulo, em que intelectuais negros e não negros, nacionais e estrangeiros, trataram da ideia de Literatura Negra e a história política e cultural negra no Brasil e no exterior. Desta maneira, abordam-se a produção de antologias e obras críticas sobre a Literatura Negra Brasileira (como Reflexões sobre a literatura afro-brasileira e Criação Crioula, Nu Elefante Branco) e os encontros promovidos por intelectuais negros ou pelo poder público paulistano e associações privadas (o I Perfil da Literatura Negra – Mostra Internacional de São Paulo e os debates sobre literatura negra na III Bienal Nestlé de Literatura).

Biografia do Autor

Mário Augusto Medeiros da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Sociólogo, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp). Este artigo foi elaborado a partir de minha tese de doutoramento, defendida em 2011 e apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [FAPESP]. A tese foi publicada homonimamente como A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000).

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Silva, M. A. M. da. (2016). POR UMA MILITÂNCIA ATIVA DA PALAVRA: ANTOLOGIAS, MOSTRAS, ENCONTROS E CRÍTICA SOBRE LITERATURA NEGRA, ANOS 1980. História: Questões & Debates, 63(2). https://doi.org/10.5380/his.v63i2.46706

Edição

Seção

Dossiê: Histórias do Tempo Presente: ditadura, redemocratização e raça no Brasil