Formação do professor de Ensino Religioso: estudo das grades curriculares nos cursos de Pedagogia presencial da cidade de Cascavel-PR

Autores

  • Kellys Regina Rodio Saucedo
  • Vilmar Malacarne

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v61i2.39019

Palavras-chave:

Ensino Religioso, formação de professores, Pedagogia

Resumo

No Estado do Paraná, a Deliberação nº 01/06 do Conselho Estadual de Educação prioriza o exercício da docência do Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental para os pedagogos e nos anos finais, entre outras licenciaturas, exige-se especialização em Ensino Religioso. Com o objetivo de investigar a formação do pedagogo para atuar com essa disciplina, realizou-se um levantamento de documentos, leis federais, estaduais e um estudo da grade curricular de quatro Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam a graduação em Pedagogia presencial, na cidade de Cascavel, Paraná. Os resultados desses dados indicaram a ausência de conteúdos que relacionem conhecimentos de ênfase  científica  a  conhecimentos  sobre  cultura  religiosa  nas  quatro instituições investigadas. Conclui-se que, não obstante a existência de leis que assegurem a disciplina de Ensino Religioso nas escolas de Ensino Fundamental, é emergente a necessidade de políticas efetivas que promovam a profissionalização dos pedagogos para esta área do conhecimento, inserindo nas grades curriculares dos cursos de formação inicial conteúdos ou disciplina com os fundamentos para a docência do Ensino Religioso.

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Publicado

2014-12-18

Como Citar

Saucedo, K. R. R., & Malacarne, V. (2014). Formação do professor de Ensino Religioso: estudo das grades curriculares nos cursos de Pedagogia presencial da cidade de Cascavel-PR. História: Questões & Debates, 61(2). https://doi.org/10.5380/his.v61i2.39019

Edição

Seção

Artigos