Formação do professor de Ensino Religioso: estudo das grades curriculares nos cursos de Pedagogia presencial da cidade de Cascavel-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v61i2.39019Palavras-chave:
Ensino Religioso, formação de professores, PedagogiaResumo
No Estado do Paraná, a Deliberação nº 01/06 do Conselho Estadual de Educação prioriza o exercício da docência do Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental para os pedagogos e nos anos finais, entre outras licenciaturas, exige-se especialização em Ensino Religioso. Com o objetivo de investigar a formação do pedagogo para atuar com essa disciplina, realizou-se um levantamento de documentos, leis federais, estaduais e um estudo da grade curricular de quatro Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam a graduação em Pedagogia presencial, na cidade de Cascavel, Paraná. Os resultados desses dados indicaram a ausência de conteúdos que relacionem conhecimentos de ênfase científica a conhecimentos sobre cultura religiosa nas quatro instituições investigadas. Conclui-se que, não obstante a existência de leis que assegurem a disciplina de Ensino Religioso nas escolas de Ensino Fundamental, é emergente a necessidade de políticas efetivas que promovam a profissionalização dos pedagogos para esta área do conhecimento, inserindo nas grades curriculares dos cursos de formação inicial conteúdos ou disciplina com os fundamentos para a docência do Ensino Religioso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
