A “ALEGRIA DO POVO”: CINEMA, ESPORTE, HERÓI

Autores

  • Lana Gomes Pereira
  • Alexandre Fernandez Vaz

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v57i2.30580

Palavras-chave:

cinema brasileiro, Garrincha, documentário, herói, povo, mito, futebol

Resumo

Trata o texto do filme Garrincha, alegria do povo, de Joaquim Pedro de Andrade, documentário cinemanovista em preto e branco sobre o ídolo do futebol brasileiro, lançado em 1963. Considerando algumas opções técnicas, políticas e estéticas dos realizadores, o trabalho tem como foco a análise de dois personagens centrais do filme, a saber, o próprio jogador e a torcida, ou o “povo” que ocupa as tribunas dos estádios. São analisadas algumas sequências, bem como aspectos da locução, momentos nos quais se materializa um discurso romântico simultaneamente associado ao futebol – o esporte moderno é expressão do Romantismo – e ao jogador Garrincha – exemplo de uma natureza “pura” e “indomável” a resistir aos ditames civilizadores. Com imagens da performance e da vida pública fora das quatro linhas de um dos atletas mais importantes do futebol brasileiro, o gênero cinema-verdade reconstrói e narra o mito. Este processo é interpretado sob a chave proposta pela leitura de uma dialética do esclarecimento, tal como propuseram Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. Quanto à torcida, trata-se de mostrar a beleza dos corpos populares cujas dor e pobreza não estetizadas se encontram presentes na fotografia recheada de closes; o “povo” aparece em momento de lazer e júbilo pelas vitórias, mas também em sua contraface: a diversão como disciplina.

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Como Citar

Gomes Pereira, L., & Fernandez Vaz, A. (2012). A “ALEGRIA DO POVO”: CINEMA, ESPORTE, HERÓI. História: Questões & Debates, 57(2). https://doi.org/10.5380/his.v57i2.30580

Edição

Seção

DOSSIÊ - Futebol, sentimento e política