INDUSTRIALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E CINEMA NACIONAL-POPULAR NO BRASIL DOS ANOS 70 E 80
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v38i0.2718Palavras-chave:
Embrafilme, Cinema Novo, Estado Militar, military statc.Resumo
Este artigo analisa as relações que os cineastas provenientes do movimento conhecido como Cinema Novo estabelecem com a Empresa Brasileira de Filmes S/A Embrafilme , criada pelo Estado Militar em 1969 para o financiamento, a co-produção e mais tarde para a distribuição de filmes brasileiros. Apesar desses cineastas terem participado ativamente do período de efervescência artística e revolucionária prégolpe e posicionarem-se publicamente contra a ditadura estabelecida em 1964, eles exercem grande influência no interior da Embrafilme, principalmente a partir de 1974. A ligação de artistas de esquerda com um projeto cultural de um regime autoritário de direita dá a esse segmento da indústria cultural brasileira uma especificidade que procuramos compreender e discutir.
Cinema Industrialization and national-popular cinema in Brazil of the 1970s and 1980s
Abstract
This article deals with the relations between the moviemakers of Cinema Novo and Embrafilme Empresa Brasileira de Filmes S/A , which was created by the Military State in 1969 to finance, produce and later distribute Brazilian films. Although these moviemakers had actively taken part in the pre-coup artistic and revolutionary effervescence and had also openly declared themselves against the dictatorship established in 1964, they had great influence in Embrafilme, mainly from 1974 onwards. The link between such left-wing artists and a cultural project supported by an authoritarian government gives to this segment of the Brazilian cultural industry a specificity that we try to understand and discuss.
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