Open Journal Systems

INDUSTRIALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E CINEMA NACIONAL-POPULAR NO BRASIL DOS ANOS 70 E 80

Marina Soler Jorge

Resumo



Este artigo analisa as relações que os cineastas provenientes do
movimento conhecido como Cinema Novo estabelecem com a Empresa
Brasileira de Filmes S/A Embrafilme , criada pelo Estado Militar em
1969 para o financiamento, a co-produção e mais tarde para a distribuição
de filmes brasileiros. Apesar desses cineastas terem participado
ativamente do período de efervescência artística e revolucionária prégolpe
e posicionarem-se publicamente contra a ditadura estabelecida
em 1964, eles exercem grande influência no interior da Embrafilme,
principalmente a partir de 1974. A ligação de artistas de esquerda com
um projeto cultural de um regime autoritário de direita dá a esse segmento
da indústria cultural brasileira uma especificidade que procuramos
compreender e discutir.

Cinema Industrialization and national-popular cinema in Brazil of the 1970s and 1980s

Abstract


This article deals with the relations between the moviemakers of Cinema
Novo and Embrafilme Empresa Brasileira de Filmes S/A , which was
created by the Military State in 1969 to finance, produce and later
distribute Brazilian films. Although these moviemakers had actively
taken part in the pre-coup artistic and revolutionary effervescence
and had also openly declared themselves against the dictatorship
established in 1964, they had great influence in Embrafilme, mainly from 1974 onwards. The link between such left-wing artists and a
cultural project supported by an authoritarian government gives to
this segment of the Brazilian cultural industry a specificity that we try
to understand and discuss.


Palavras-chave


Embrafilme; Cinema Novo; Estado Militar; military statc.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v38i0.2718