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RESTAURAÇÃO CATÓLICA NO SUL DO BRASIL

Arthur B. Rambo

Resumo



O cenário histórico que começou a ser desenhado pelas novas correntes
do pensamento como o iluminismo, o enciclopedismo, o liberalismo, o
racionalismo, o socialismo e outras, a partir do século dezoito, colocou
a Igreja Católica diante de um desafio gigantesco. As monarquias de
direito divino, os regimes de cristandade e de padroado vão dando lugar
aos estados laicos que, ou prescindem da Igreja, ou a ignoram, ou a
hostilizam, ou a combatem abertamente. A resposta da Igreja foi a
implantação do Projeto da Restauração Católica. O Projeto resume-se
essencialmente no retorno da Igreja à doutrina, à prática e à disciplina
do Concílio de Trento sob o comando único de Roma e do Romano
Pontífice. As estratégias para implantá-lo vão desde a rejeição ao
governo laico na França (ultramontanismo), o combate ao Kulturkampf
na Alemanha que resultou na expulsão dos jesuítas desse país, como os
agentes mais ativos da Restauração Católica, até uma coexistência
produtiva, com o Estado laico, como foi o projeto de Restauração
Católica do cardeal Sebastião Leme para o Brasil. A implantação do
Projeto da Restauração Católica no Brasil, de modo especial no Sul,
teve como agentes mais marcantes os bispos da Arquidiocese de Porto
Alegre, desde 1848, com seus titulares: D. Sebastião Dias Laranjeira,
D. Cláudio Ponce de Leão, D. João Becker e D. Vicente Scherer. Uma
dezena de ordens e congregações religiosas, com destaque para os
jesuítas, foram os agentes decisivos para o projeto.


Abstract


The historical context that began to be defined by new trends of throught,
such as the Enlightenment, Encyclopedism, Liberalism, Rationalism,
Socialism and others, since the eighteenth century, offered the Church great challenges. Monarchies by divine right, Christendom, and
padroado systems little by little are being replaced by laic states that
either dispense with the Chrurch or they ignore it, or present themselves
openly hostile to it. The Churchs response to this state of affaires
was the implementation of the Catholic Restoration Project.
Essentially, it can be summed up as the Churchs return to the doctrine,
practices and discipline by the Council of Trent under the sole
management of Rome and the Roman Pope. Strategies to establish it
span throughout the years and they go from the rejection of the laic
government in France (Ultramontanism), the expulsion of the Jesuits
from Germany, as the most active agents for Catholic Restoration,
and even to a productive coexistence with the laic State, such as the
Project of Catholic Restoration Project of Cardinal Sebastião Leme,
in Brazil. The implementation of the Project of Catholic Restoration
in Brazil, especially in the South, had as its most remarkable agents
in the Bishops of the Archdiocese of Porto Alegre, since 1848, namely:
D. Sebastião Dias Laranjeira, D. Cláudio Ponce de Leão, D. João
Becker and D. Vicente Scherer. Several religious orders and
congregations, especially the Jesuits, were the decisive agents of the
Project.


Palavras-chave


restauração católica; Igreja no Brasil; catolicismo no Brasil; catholic restoration; Church in Brazil; catholicism in Brazil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v36i0.2696