A representação da mulher na iconografia de Ájax carregando o coprpo de Aquiles na pintura da cerâmica ática (570-480 a.C.)

Autores

  • José Geraldo Costa Grillo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v58i0.26337

Palavras-chave:

mulher, gênero, pintura, cerâmica ática, iconografia.

Resumo

Da perspectiva dos estudos de gênero, a representação da mulher na pintura da cerâmica ática tem sido entendida basicamente de duas maneiras: 1) os pintores revelam o mesmo preconceito discriminatório encontrado nos textos literários; 2) tanto nos textos, quanto na iconografia, a posição social da mulher não é assim estanque. Partilhando dessa segunda concepção, o autor demonstra a partir da análise iconográfica da cena de Ájax carregando o corpo de Aquiles que, se por um lado, a mulher, por vezes, desempenha um papel secundário, podendo implicar sua desvalorização social, por outro, ocupa, em inúmeros e significativos casos, o lugar central como protagonista do evento, demonstrando seu prestígio e valor aos olhos de sua sociedade.

Biografia do Autor

José Geraldo Costa Grillo, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de História da Arte

Publicado

2013-04-25

Como Citar

Grillo, J. G. C. (2013). A representação da mulher na iconografia de Ájax carregando o coprpo de Aquiles na pintura da cerâmica ática (570-480 a.C.). História: Questões & Debates, 58(1). https://doi.org/10.5380/his.v58i0.26337

Edição

Seção

Artigos