Open Journal Systems

A representação da mulher na iconografia de Ájax carregando o coprpo de Aquiles na pintura da cerâmica ática (570-480 a.C.)

José Geraldo Costa Grillo

Resumo


Da perspectiva dos estudos de gênero, a representação da mulher na pintura da cerâmica ática tem sido entendida basicamente de duas maneiras: 1) os pintores revelam o mesmo preconceito discriminatório encontrado nos textos literários; 2) tanto nos textos, quanto na iconografia, a posição social da mulher não é assim estanque. Partilhando dessa segunda concepção, o autor demonstra a partir da análise iconográfica da cena de Ájax carregando o corpo de Aquiles que, se por um lado, a mulher, por vezes, desempenha um papel secundário, podendo implicar sua desvalorização social, por outro, ocupa, em inúmeros e significativos casos, o lugar central como protagonista do evento, demonstrando seu prestígio e valor aos olhos de sua sociedade.


Palavras-chave


mulher; gênero; pintura; cerâmica ática; iconografia.



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v58i0.26337