Dante e o Oriente: as “invasões bárbaras” e o cânone ocidental

Autores

  • Andréa Doré Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v48i0.15302

Palavras-chave:

Dante Alighieri, Orientalism, canon, Miguel Asín Palacios, Islamic culture, Orientalismo, cânone, cultura muçulmana

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a presença do Oriente na obra de Dante Alighieri, destacando suas possíveis fontes e motivações. Sua obra, sobretudo A divina comédia, é compreendida como um cânone da cultura cristã ocidental e por meio dela é possível apontar a transmissão de uma tópica, que se perpetuará nas filosofias da história dos séculos XVIII e XIX, que considera as regiões orientais como o berço da humanidade. Aliado a esta leitura, este texto discute a definição que Edward Said possui de Orientalismo, para cuja construção a obra dantesca teria contribuído, e a opõe a outras possibilidades de interpretação trazidas pela obra de Miguel Asín Palacios, historiador e filólogo espanhol, que no final dos anos 1920 publicou uma tese sobre as influências da cultura muçulmana em A Divina Comédia. Este diálogo com a cultura islâmica visa problematizar a complexidade das trocas que marcam a construção dos textos canônicos.

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Como Citar

Doré, A. (2008). Dante e o Oriente: as “invasões bárbaras” e o cânone ocidental. História: Questões & Debates, 48. https://doi.org/10.5380/his.v48i0.15302

Edição

Seção

Dossiê: Mundo Antigo e cultura moderna