Karl Polanyi, Paul Singer et al.: do contramovimento Owenista à Economia Solidária

Luís Fernando da Costa Júnior, Mayra Taiza Sulzbach

Resumo


Esta contribuição textual visa destacar a importância dos princípios teóricos da Economia Solidária na constituição de outra sociedade, na qual o homem, a terra e o dinheiro não são mercadorias. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza teórica e exploratória.  Objetiva-se apresentar transformações históricas da sociedade, por meio da organização do trabalho, as quais orientam o social e contribuem para o debate atual sobre alternativas econômicas ao desenvolvimento sustentável em um cenário de Economia de Mercado globalizada. Além da introdução e das considerações finais, este artigo está organizado em três partes: a primeira se encarrega de demonstrar o movimento de institucionalização do mercado e os contramovimentos sociais e políticos no século XIX na Inglaterra, os quais deram origem ao Estado burocrático; a segunda destaca um dos contramovimentos, o Owenista, por orientar os princípios cooperativos que fundamentam a Economia Solidária, os quais integram a terceira parte e se apresentam como estruturantes para uma sociedade mais igualitária, o associativismo, contrapondo-se ao capitalismo. O associativismo, sob essa base econômica, apresenta-se como um contramovimento contemporâneo.


Texto completo:

PDF

Referências


CHANIAL, Philippe; LAVILLE, Jean-Louis. Associativismo. In: HESPANHA, P.; CATTANI, A. D.; LAVILLE, J.; GAIGER, L. I. (Orgs.). Dicionário internacional da outra economia. Coimbra: Almedina CES, 2009.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAVILLE, Jean-Louis; GAIGER, Luiz Inácio. Economia solidária. In: HESPANHA, P.; CATTANI, A. D.; LAVILLE, J.; GAIGER, L. I. (Orgs.). Dicionário internacional da outra economia. Coimbra: Almedina CES, 2009.

MANCE, Euclides André. A revolução das redes: a colaboração solidária como uma alternativa pós-capitalista à globalização atual. Petrópolis: Vozes, 1999.

POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época. tradução de Fanny Wrobel. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

SANDRONI, P. (Org.). Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Best Seller, 1999.

SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. In: SANTOS, B. S. (Org.). Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 81-130.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v5i2.65738

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Guaju, Revista Brasileira de Desenvolvimento terrritorial sustentável está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Indexadores e bases de dados:

       Imagem relacionada

     

Guaju – Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS/UFPR)

Matinhos – Paraná

revistaguaju@gmail.com   ISSN 2447-4096