Open Journal Systems

Economia solidária e agroecologia: juventude camponesa e projetos produtivos em assentamentos de reforma agrária

Sandro Benedito Sguarezi

Resumo


O texto tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o processo de sistematização da construção participativa de projetos produtivos junto à Juventude Camponesa em Assentamentos do Assentamento Antônio Conselheiro. Para isso, utilizou-se da pesquisa qualitativa embasada na pesquisa-ação. Como ferramentas foram empregadas a Pesquisa documental; Diagnóstico Rápido Participativo (DRP); Elaboração e leitura dos diagnósticos coletivos das comunidades; Entrevistas e questionários e a participação durante as atividades de Tempo escola (TE) e Tempo comunidade (TC). As ações do projeto foram focadas em técnicas pragmáticas de construção de projetos produtivos visando à geração de trabalho e renda para a Juventude Camponesa com base nos princípios da Economia Solidária. Os resultados apontam as dificuldades e os avanços desse processo de construção, que culminou com a elaboração de seis projetos produtivos para o Assentamento. O texto também aponta as dificuldades desses jovens em implementar esses projetos, bem como, evidencia a necessidade de continuar essa construção visando a emancipação dessa juventude.


Palavras-chave


Economia solidária. Construção participativa. Agroecologia. Projetos produtivos.

Texto completo:

PDF

Referências


ANANIAS, P. Espaços de vida. Jornal Folha de São Paulo, 22 de junho de 2015, p. A3.

BARBIER, R. A Pesquisa-ação. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2004.

BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei nº 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Brasília, 16 de junho de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 jun. 2009.

BRASIL. Lei nº 12.852/13, de 05 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Brasília, 05 de agosto de 2013. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 ago. 2013.

CARVALHO, H. M.; F, COSTA. Agricultura Camponesa. In: CALDART, R. S. Et al (orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 788 p. – p. 28-32.

HESPANHA, P. In: Dicionário Internacional da Outra Economia. Almedina/CES: Coimbra, 2009. Também disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2011. In: p. 96-102.

III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (III CONAES). Conferência Temática de Economia Solidária, Educação e Autogestão 2014. Documento final. Brasília-DF, 2014. Disponível em: < http://cirandas.net/articles/0028/0635/doc_final_conferencia_tematica_educacao_autogestao.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2018.

Cooperativismo. NAMORADO, R. In: ESPANHA, P. Dicionário Internacional da Outra Economia. Almedina/CES: Coimbra, 2009. p. 93-102.

NUNES, E. S. Babaçu (Orbignya phalerata): alternativa agroextrativista para os agricultores familiares do Assentamento Antônio Conselheiro, Tangará da Serra/MT. 2016. Dissertação de Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola–Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tangará da Serra-MT. Disponível em: . Acesso em: 28 de mar. 2018.

PERIPOLLI, O. J. O processo de esvaziamento do campo entre Jovens Campones: Os desafios colocados à escola. Revista da Faculdade de Educação Ano IX nº 16 (Jul./Dez. 2011). p. 77-93. Disponível em: . Acesso em: fev. 2015.

POLINI, I. N. da C. Pedagogia da produção associada: as relações educativas construídas no processo de autogestão do trabalho. In: I Simpósio Trabalhadores e a Produção Social. 2011. Sumaré-SP. ANAIS CENTRO DE MEMÓRIA OPERÁRIA E POPULAR (CEMOP). 2011. Disponível em: http://www.simposioproducaosocial.org.br/Trabalhos/306.pdf. Acesso em: 04, jun., 2015.

PORTAL BRASIL. Economia e emprego. Agricultores familiares com idade entre 16 e 29 anos podem contratar crédito rural. Disponível em: . Acesso em 10 maio 2014.

SGUAREZI, S. B. Epistemologias do sul: interfaces entre autogestão, transconhecimento transustentabilidade. ANAIS DO XXIX CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA (ALAS)-CHILE – 2013. Grupo de Trabajo Nº18. Santiago do Chile. De 29 de set. a 4 out. 2013.

SGUAREZI, S. B.; BÓGUS, L. M. M. Autogestão e economia solidária no Estado de Mato Grosso: limites e possibilidades. ANAIS DO SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA “A ECONOMIA SOLIDÁRIA SOB DIVERSOS OLHARES” (II ENPES). São Paulo-SP, 2012. 22 de setembro de 2012.

SOARES, A. B. Juventude e elos com o mundo do trabalho: retratos e desafios. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: CIESP; Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2010.

TEIXEIRA, E. S.; BERNARTT, M. de L.; TRINDADE, G. A. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Revista Educação e Pesquisa, Vol. 34, Nº. 2, p. 227-242, maio/ago. 2008. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

THIOLLENT, M. (Org.). Pesquisa-ação e projeto cooperativo na perspectiva de Henri Desroche. São Carlos: EdUFSCar, 2006, p. 33-68.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo, Cortez, 1992.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)-CENTRO TRANSDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO RURAL (CTEC). Projeto do curso de formação agroecológica e cidadã. Brasília, 2013.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT). Programa Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas Solidárias e Sustentáveis (IOCASS). Banco de dados. RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO: Projetos financiados por meio do Termo de Cooperação MTE/Senaes /CNPq n. 017/2013) Processo/CNPq nº.: 420503/2013-7 (Edital 089/2013). Tangará da Serra: UNEMAT, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v4i1.58651

Apontamentos

  • Não há apontamentos.