Uso da ferramenta de adaptação baseada em ecossistemas para mudanças climáticas: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5380/guaju.v3i1.50696Resumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar estudos que contêm abordagens de ferramentas que podem ser utilizadas para adaptação às mudanças do clima. A considerada a mais importante é aquela que trata da adaptação baseada em ecossistema (Abe), a qual utiliza os recursos da natureza como forma de adaptação às mudanças climáticas. O texto introduz as possibilidades de adaptação de ecossistemas baseado na interação homem-natureza e apresenta uma revisão da literatura sobre a produção do conhecimento baseada na temática de ferramentas para adaptação às mudanças climáticas. Foram selecionados artigos, teses e dissertações no portal de periódicos CAPES/MEC nos últimos vinte anos. Os estudos foram classificados por ano e pela pertinência do conteúdo. Dentre eles, destaca-se a publicação de 20 estudos sobre a temática. Após a leitura dos mesmos, somente 10 correspondiam ao foco do estudo proposto, e os demais não incorporavam o contexto das adaptações às mudanças climáticas. Somente um deles, publicado em 2014, trata especificamente da abordagem de adaptação baseada em ecossistemas. Os resultados ampliaram o escopo do estudo e introduziram novos aspectos a serem explorados no desenvolvimento e aplicação de ferramentas de adaptação às mudanças climáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais sobre trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista Guaju. As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial da Guaju. (desde 31/07/2025)
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons By - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Guaju como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
















