DESIGUALDADES DE GÊNERO E RAÇA NO MERCADO DE TRABALHO EM PARANAGUÁ – PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/gestus.v5i0.90511Parole chiave:
Desigualdades de Gênero e Raça, Mercado de Trabalho, ParanaguáAbstract
Historicamente, sempre houve uma tradição das mulheres cuidarem dos afazeres domésticos e atividades reprodutivas em geral enquanto os homens trabalhavam. Conforme os anos se passaram e sobretudo a partir da década de 1970, em decorrência da luta do movimento feminista, essa realidade começou a mudar e as mulheres começaram a ganhar espaço no mercado de trabalho. Elas mostraram que são perfeitamente capazes de realizar qualquer tarefa anteriormente exercida pelos homens; entretanto, no quesito tanto de gênero, quanto de raça, verificamos que apesar das importantes mudanças e conquistas ainda existem desigualdades e discriminações. Assim como vimos a luta das mulheres pelo direito à educação e ao voto, a luta da mulher pela igualdade de gênero e raça no mercado de trabalho continua, já que as mulheres, principalmente mulheres negras, ainda recebem em média menores salários que os homens brancos, além de ocuparem menos postos de chefias e possuírem uma inserção ocupacional em temos gerais pais precária. Diante desse contexto, o principal objetivo do presente trabalho é identificar como se configuram as desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho no município de Paranaguá, no Paraná, com base em dados quantitativos da Plataforma SmartLab, ressaltando a importância do tema e enfatizando a necessidade de uma maior igualdade na esfera laboral.
Riferimenti bibliografici
BIROLI, Flávia. Responsabilidades, cuidado e democracia. In: Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, nº18, p. 81-117, 2015.
IBGE. 2010. Panorama das cidades de Paranaguá. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/paranagua/panorama> Acesso em: 20/10/2021
MARTINELLI, Andréa. Emmy 2015: Viola Davis é primeira mulher negra a ganhar Emmy de melhor atriz dramática e faz discurso emocionante. HuffPost Brasil, 2015. Disponível em: <http://www.huffpostbrasil.com/2015/09/21/viola-davisdiscurso-emmy_n_8170162.html> Acesso em: 22/06/2021. Arquivo em vídeo.
MARQUES, Lilian; SANCHES, Solange. Desigualdades de Gênero e Raça no Mercado de Trabalho: tendências recentes. p. 49 – 80. In: Organização Internacional do Trabalho. Igualdade de gênero e raça no trabalho: avanços e desafios. Brasília, 2010.
NEVES, Magda. Anotações sobre Trabalho e Gênero. In: Cadernos de pesquisa. v. 43, n. 149, p. 404 - 421, 2015.
SMARTLAB. Promoção do trabalho decente guiada por dados. Disponível em: <https://smartlabbr.org/> Acesso em 24/06/2021.
PDS Litoral - Plano para o Desenvolvimento sustentável do Litoral do Paraná. Volume 0 – diagnóstico. Curitiba, 2019a.
PDS Litoral - Plano para o Desenvolvimento sustentável do Litoral do Paraná. Volume 5 – aspectos econômicos. Curitiba, 2019b.
SANTOS, Elisabete et. al. Entre o não lugar e o protagonismo: articulações teóricas entre trabalho, gênero e raça. In: Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, vol. 17, n. 1, p.17 - 32, 2014.
WIKIPÉDICA. 2018. Município de Paranaguá. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Paranagu%C3%A1> Acesso em: 20/10/2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A publicação do artigo está condicionada à cessão dos direitos autorais, sem ônus, a Gestus, que terá exclusividade de publicá-lo em primeira mão.
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Gestus como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial do Gestus.