RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ALUNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROJETO - CONTROLE SOCIAL E EDUCAÇÃO FISCAL: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS NO LITORAL DO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/gestus.v2i0.81074Resumo
A pesquisa relatada é a do estudante João Vitor Zanellato sobre a accountability social e sobre a experiência do Observatório Social de Matinhos (HERNANDEZ e CUADROS, 2014). Destaca-se que o controle Social vem surgindo por meio de iniciativas da sociedade, que buscam transparência e responsabilização, e vem sendo desenvolvido por meio do aperfeiçoamento dos mecanismos institucionais, na área de acesso a informação, fornecimento de bens e serviços, direitos humanos, orçamento, setor extrativista e governança de recursos naturais, gestão pública local e qualidade de vida, com o propósito de supervisionar o gerenciamento dos recursos públicos. Nesse contexto, emerge as experiências dos Observatórios sociais, que segundo Schommer; Nunes; Moraes (2012, p. 3), surgem das iniciativas de liderança empresariais e de servidores públicos, frente aos inúmeros escândalos de corrupção, levando a criação de diversos Observatórios dedicados a promover a cidadania e a educação fiscal pelo país.
Referências
HERNANDEZ, A; CUADROS, D. (2014). Iniciativas de transparência y accountability en America Latina: naturaleza, tipológía e incidência en la democracia y el desarollo. In: PINHEIRO, D; MELO, D. & COSTA, J. (orgs.). Democracia: desafios, oportunidades e tendências. Florianópolis: Imaginar o Brasil. p. 226-270.
ROCHA, A., SPANIOL, E., SCHOMMER, P., SOUSA, A. Coprodução do controle como bem público essencial à accountability. XXXVI Encontro da ANPAD – EnANPAD: Rio de Janeiro, 2012.
SCHOMMER, P. C.; NUNES, J. T. MORAES, R. L. (2012). Accountability, controle social e coprodução do bem público: a atuação de vinte observatórios sociais brasileiros voltados à cidadania e à educação fiscal. Brasília: EAGU, Ano IV, n. 18, mai.. pgs. 229-58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo está condicionada à cessão dos direitos autorais, sem ônus, a Gestus, que terá exclusividade de publicá-lo em primeira mão.
Os manuscrtitos serão publicados sob a licença Creative Commons BY - Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, contanto que eles atribuam o crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças oferecidas. Recomendado para máxima divulgação e uso de materiais licenciados.
Para a publicação dos manuscritos em outros meios de veiculação ou compartilhamento, solicita-se que seja mencionada a Gestus como sendo responsável pela primeira publicação do artigo.
As afirmações e os conceitos explicitados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores, não recaindo sobre o Conselho Editorial do Gestus.
