A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v17i1.81889

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de Geografia, Cartografia Crítica

Resumo

Este trabalho tem como proposta discutir a formação de docentes do curso de geografia a partir da cartografia crítica. Além de analisar o ensino-aprendizagem da geografia nas instituições de ensino, outrossim, a desconstrução do mapa sobre a realidade do espaço, de forma a atingir uma compreensão ampla dos discentes por meio da criticidade de diferentes formas e linguagens. O objetivo deste trabalho é debater a conexão entre a cartografia crítica e o ensino de geografia por meio das contribuições realizadas no curso de extensão para a formação inicial e continuada de docentes: [ oculto para avaliação]. A metodologia aplicada para a elaboração do artigo foi baseada na revisão bibliográfica sobre a cartografia crítica e o ensino de geografia, ademais as principais propostas e estudos acerca do ensino da geografia apresentados pelos palestrantes no evento mencionado. 


Biografia do Autor

Karolina Cardozo Dias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda de Geografia Pela Universidade Federal de São Carlos. Departaento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH)

Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Registro)

Doutora, mestra e graduada em Geografia pela FCT/UNESP. Docente no Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Registro)

Gabriela Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

 Licencianda em Geografia pela UFSCar- Sorocaba

Isabela Mustafá Assem, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda em Geografia pela UFSCar - Sorocaba

Publicado

07/24/2022

Como Citar

Dias, K. C., Cruz, D. A. M. de O., Gomes, G., & Assem, I. M. (2022). A CARTOGRAFIA COMO LINGUAGEM CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES. REVISTA GEOGRAFAR, 17(1), 30–46. https://doi.org/10.5380/geografar.v17i1.81889

Edição

Seção

Artigos