CARTOGRAFIA MORFOLÓGICA DO RELEVO DO MUNICÍPIO DE PELOTAS (RS)

Autores

  • Moisés Ortemar Rehbein Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul. https://orcid.org/0000-0001-8237-437X
  • Anderson Rodrigo Estevam da Silva Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Danilo da Silva Dutra Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.79492

Palavras-chave:

Classes hipsométricas, Classes clinográficas, Mapeamento geomorfológico, Geomorfologia de Pelotas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir dados morfométricos, morfográficos e apresentar cartografia morfológica da área do município de Pelotas (RS) e, desse modo, disponibilizar bases para investigações morfogenéticas e morfodinâmicas do relevo. A pesquisa se desenvolve a partir de revisão bibliográfica, incursões de campo e sobreposições de planos de informações de anaglifos de fotografias aéreas, geologia, pedologia, hidrografia, modelo sombreado, clinografia, hipsometria, cobertura e uso da terra, elementos topográficos (divisores d’água e rupturas de inclinação) e áreas de influências de sistemas fluviais, lacustre e lagunar. O modelado de Pelotas possui cotas que variam de 1 a 398 m de altitudes, distribuidas em oito padrões morfológicos de relevo: planicies (predominantemente, com atitudes entre 1 a 4 m, declividades menores que 3 % e área de 307 km²); três níveis de terraços (5 a 29 m, >  3 %, 400 km²); planicies alveolares (30 a 59 m, > 3 %, 57 km²); Colinas (30 a 59 m, 3 a 7 %, 99 km²); Morros (90 a 269 m, 8 a 19 %, 632 km²) e Morrotes (90 a 149 m, 8 a 19 %, 114 km²). A cartografia morfológica do relevo constitui plano de informação fundamental para o mapeamento geomorfológico de Pelotas.   

Biografia do Autor

Moisés Ortemar Rehbein, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul.

Possui Graduação em Estudos Sociais/ Licenciatura Plena em Geografia (2001) pela Universidade de Santa Cruz do Sul/ UNISC; Graduação em Geografia/ Bacharelado (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS; Mestrado em Geografia/ Análise Ambiental (2005) pela UFRGS e Doutorado em Geografia Física (2011) pela Universidade de São Paulo/ USP. Atualmente é professor Associado do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel. É colaborador no Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia Física/ LEAGEF, trabalhando com temas de pesquisas de análises ambientais, balizadas pela Geomorfologia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. No CNPq, está vinculado ao Grupo de Pesquisa Geomorfologia e Meio Ambiente.

Anderson Rodrigo Estevam da Silva, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

É Bacharel (2014) e Mestre em Geografia (2017) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Licenciado (2020) em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar). Atua no domínio da Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, cujas linhas de pesquisa são a cartografia geomorfológica, dinâmica de cobertura e uso da terra e alterações geomorfológicas. É colaborador do Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia Física (LEAGEF) da UFPel e Professor Colaborador da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). É membro da Comissão Permanente de Gestão e Educação Ambiental (CPGEA) da UNESPAR. No CNPq, está vinculado ao Grupo de Pesquisa Geomorfologia e Meio Ambiente.

Danilo da Silva Dutra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduado em Geografia, licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pelotas- UFPEL (2013). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas- UFPEL (2016). Doutorando do Programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem experiência na área de Geografia, atuando nos seguintes temas: Questão Ambiental, Geomorfologia e Mapeamento Geomorfológico.

Publicado

12/31/2021

Como Citar

Rehbein, M. O., da Silva, A. R. E., & Dutra, D. da S. (2021). CARTOGRAFIA MORFOLÓGICA DO RELEVO DO MUNICÍPIO DE PELOTAS (RS). REVISTA GEOGRAFAR, 16(2), 531–554. https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.79492

Edição

Seção

Artigos