EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA

Autores

  • Juliana de Jesus Santos
  • Odelfa Rosa

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v4i2.16126

Palavras-chave:

Geografia, Alfabetização Cartográfica, Educação Ambiental

Resumo

Para se compreender o que o espaço Geográfico representa para uma sociedade, é preciso entender e conhecer o lugar de vivência de cada cidadão. A educação ministrada no meio rural se apresenta inadequada aos alunos desse meio, pois os conteúdos e a metodologia não atendem as necessidades próprias da realidade vivida pelos mesmos, impedindo assim, qualquer relação com a prática cotidiana. Nesta ótica, o entendimento da questão ambiental e o aprendizado da alfabetização cartográfica, deverão ser desenvolvidos e trabalhados com as crianças desde as séries iniciais. Ensinar os alunos as noções espaciais e obter informações sobre a questão ambiental é uma forma de promover a construção de procedimentos no sentido de desenvolver a capacidade das crianças de perceber seu entorno social e fazer sua representação.

Publicado

11/26/2009

Como Citar

Santos, J. de J., & Rosa, O. (2009). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA. REVISTA GEOGRAFAR, 4(2). https://doi.org/10.5380/geografar.v4i2.16126

Edição

Seção

Artigos