UTILIZAÇÃO DE LÂMINAS DE Eucalyptus grandis e Eucalyptus maculata COMO ALTERNATIVAS PARA PRODUÇÃO DE PISO LAMINADO COM MONTAGEM DIRETA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v36i3.7521Palavras-chave:
Compensado, piso laminado, lâminas de madeiraResumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a qualidade dos painéis compensados do tipo “combi”, produzidos com lâminas de Eucalyptus grandis e Eucalyptus maculata como capa e contracapa, e lâminas de Pinus taeda como miolo, visando sua aplicação como piso laminado com montagem direta. Os painéis foram produzidos com resina fenol-formaldeído e melamina-uréia-formaldeído. As avaliações do coeficiente de redução em espessura, resistência da linha de cola, flexão estática e dureza Janka demonstraram que os painéis produzidos com capa e contracapa de E. maculata e miolo com P. taeda, com uso tanto de resina fenol-formaldeído quanto de melamina-uréia-formaldeído, foram os que apresentaram melhores propriedades para uso como piso laminado de madeira. Os resultados indicam ainda a possibilidade de utilização do processo de “montagem direta” para fabricação de pisos laminados.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

