ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DE INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE DAS MÁQUINAS DE COLHEITA DE MADEIRA EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO TERRENO, DO POVOAMENTO E DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL FLORESTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v36i2.6459Palavras-chave:
Colheita de madeira, variáveis, produtividade.Resumo
As atividades de colheita de madeira apresentam diversas variáveis que influenciam na produtividade das máquinas que irão realizar as operações de corte, extração, desgalhamento, descascamento, sortimento e carregamento. Este trabalho teve como objetivo identificar e sugerir uma classificação para as principais variáveis físicas do terreno, do povoamento e do planejamento das operações que influenciam nas operações de colheita. Classificar as principais máquinas-base utilizadas nas atividades de colheita de madeira no Brasil e iniciar uma discussão técnica sobre as correlações entre essas variáveis e a produtividade das máquinas-base e implementos de operação. Como resultados, foram encontradas 37 variáveis principais que influenciam na produtividade de 10 diferentes tipos de máquinas que podem interagir em 17 atividades diferentes ao realizar as 5 operações básicas de colheita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

