COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA MONTANA DO PARQUE MUNICIPAL DO BARIGÜI, CURITIBA, PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v36i1.5965Palavras-chave:
Floresta com Araucária, Floresta Ombrófila Mista, Araucaria angustifolia, levantamento florístico, parque municipalResumo
Realizou-se o levantamento florístico das espécies vasculares (exceto epífitas) de um fragmento de Floresta Ombrófila Mista Montana localizado no Parque Municipal do Barigüi, município de Curitiba, PR. Foram registradas 390 espécies, 226 gêneros e 99 famílias, entre pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Dentre as pteridófitas, destacaram-se como as mais ricas Dryopteridaceae (oito) e Blechnaceae (seis); e dentre as angiospermas, Asteraceae (30), Solanaceae (25), Myrtaceae (25) e Poaceae (17). As gimnospermas foram representadas por somente duas famílias, Araucariaceae e Podocarpaceae, cada uma delas com uma espécie. Foram listadas 141 espécies arbóreas, 129 herbáceas, 67 arbustivas, 50 trepadeiras e três hemiepífitas. A floresta, apesar de situada dentro de uma zona urbana, sujeita à intensa interferência antrópica, apresentou elevada riqueza específica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

