COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE NASCENTES NO CENTRO-LESTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPICURU, SEMIÁRIDO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v48i2.55540Palavras-chave:
, Manejo de bacias hidrográficas, mata ciliar, caatinga, legislação florestal.Resumo
Os mananciais são fundamentais para a hidrologia das bacias hidrográficas. Seu monitoramento e conservação são importantes, principalmente no semiárido, onde a oferta de água é escassa. O objetivo deste trabalho foi mapear as nascentes existentes na região semiárida da Bahia, porção centro-leste da bacia hidrográfica do rio Itapicuru, e caracterizar seu estado de conservação e as espécies de ocorrência em sua área de preservação permanente. O trabalho foi realizado através de idas a campo nos municípios de Cipó, Nova Soure e Tucano. Foram georreferenciadas todas as nascentes localizadas na bacia hidrográfica do rio Itapicuru, e foram identificados e contabilizados todos os indivíduos e espécies existentes num raio de 50 m. Também, foram registradas as formas de uso do solo e avaliado o seu estado de degradação em preservada, perturbada ou degradada. Todas as 14 nascentes localizadas eram pontuais, sendo a pastagem a principal forma de uso. Não existiam nascentes preservadas. A espécie mais observada foi Poincianella pyramidalis (catingueira/nativa), seguida de Mangifera indica (mangueira/exótica). O estudo identificou alto grau de degradação das nascentes, atestando a falta ou inadequado manejo dos recursos hídricos e alertando à necessidade de intervenção de práticas de manejo na bacia hidrográfica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

