QUALIDADE DA MADEIRA PARA PRODUÇÃO DE LÂMINAS DE Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze

Autores

  • Ana Carolina Caixeta Universidade Federal do Tocantins
  • Raquel Marchesan Universidade Federal do Tocantins
  • Gustavo Bloise Pieroni Empresa Palmasola
  • Vanessa Coelho Almeida Universidade Federal do Tocantins
  • Renato Silva Vieira Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Cristiano Bueno de Moraes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v47i3.50732

Palavras-chave:

Densidade básica, Retratibilidade, Colapso, Achatamento.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de toras e madeira de Araucaria angustifolia para o processo de laminação destinado a produção de painéis laminados. As árvores foram provenientes de um plantio seminal de 39 anos de idade, localizado no município de Palma Sola, SC. A qualidade das toras para laminação foi analisada quanto a conicidade e o achatamento de acordo com IBDF (1984). O colapso da madeira foi determinado seguindo a metodologia adotada por Welling (1994) e a densidade básica e retração obedeceram à norma NBR 7190 (ABNT, 1997) e NBR 11941 (ABNT, 2003) respectivamente. Os resultados encontrados para as características de forma do fuste apresentam-se com características favoráveis a produção de lâminas homogêneas, de acordo com a classificação do IBDF (1984). A densidade básica na direção radial apresentou aumento significativo da medula à casca, enquanto no sentido longitudinal, foi decrescente da base ao topo, com tendência de estabilização dos valores a partir da posição referente a 75% da altura comercial. O colapso da madeira foi caracterizado como de grau médio e a variação dimensional classificada como de alta estabilidade, podendo ser utilizadas para a produção de painéis laminados.

Biografia do Autor

Ana Carolina Caixeta, Universidade Federal do Tocantins

Aluna de Mestrado na Universidade Federal do Tocantins

Raquel Marchesan, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora Adjunta do Curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal do Tocantins. Área de atuação: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

Vanessa Coelho Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora Adjunta do Curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal do Tocantins. Área de atuação: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

Renato Silva Vieira, Universidade Federal de São João Del-Rei

professor adjunto IV do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São João Del Rei. Área de atuação: Ciência e Tecnologia da Madeira.

Cristiano Bueno de Moraes, Universidade Federal do Tocantins

Professor Doutor Adjunto do Curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal do Tocantins. Área de atuação: Melhoramento Genético Florestal.

Downloads

Publicado

02-10-2017

Como Citar

Caixeta, A. C., Marchesan, R., Bloise Pieroni, G., Coelho Almeida, V., Silva Vieira, R., & Bueno de Moraes, C. (2017). QUALIDADE DA MADEIRA PARA PRODUÇÃO DE LÂMINAS DE Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze. Floresta, 47(3). https://doi.org/10.5380/rf.v47i3.50732

Edição

Seção

Artigos