ÍNDICES DE ÁREA VERDE E COBERTURA VEGETAL DAS PRAÇAS PÚBLICAS DA CIDADE DE GURUPI, TO

Autores

  • Allan Deyvid Pereira da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Andre Ferreira dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Lucicleia Mendes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v46i3.40052

Palavras-chave:

Parque de vizinhança, parque de bairro, espaços livres públicos.

Resumo

O presente trabalho objetivou estudar as praças públicas de Gurupi por meio dos cálculos dos índices de áreas verdes e cobertura vegetal. Com auxílio da trena obteve-se as medidas das praças e da projeção das copas das árvores. Através do programa Google Earth determinou-se as áreas dos setores e do perímetro urbano. Com as medidas, fez-se a classificação das praças quanto a Parque de Vizinhança e Parque de Bairro. Posteriormente realizaram-se os cálculos dos Índices de: Área Verde Total (IAVT), Área Verde para Parques de Vizinhança e Parques de Bairro (IAVPV e IAVPB), Área Verde por Setor (IAVS), Cobertura Vegetal (ICV) e Percentual de Cobertura Vegetal (PCV). Foram obtidos os seguintes resultados: 11 Parques de Vizinhança e 5 Parques de Bairro, a praça Waldir Lins apresentou a maior área e o setor com maior área verde foi o Central. O IAVT calculado foi de 1,46, o IAVPV foi de 0,58, o IAVPB foi de 0,88, o maior IAVS foi observado no setor Jardim São Lucas e o menor no setor Central, o ICV foi de 0,48 e o PCV de 0,13.

Biografia do Autor

Allan Deyvid Pereira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial pela Universidade do Estado do Pará (2012) e graduação em Licenciatura Plena em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2012). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Possui pós-graduação lato senso em Nutrição e Controle de Qualidade de Alimentos. Está cursando mestrado acadêmico em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Tocantins.

Andre Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2000) Doutor e Mestre em Agronomia (Energia na Agricultura - Planejamento do Uso do Solo, Estudo do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é professor Adjunto II do curso de Engenharia Florestal e de Agronomia e Professor do curso de Mestrado em Ciências Florestais e Ambiental da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus Gurupi TO. Coordenador do Curso de Educação Ambiental modalidade EaD/UFT.

Lucicleia Mendes de Oliveira

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO) pela Universidade Federal da Paraíba (2007), graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA) pela Universidade Federal da Paraíba (2006), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade fisiológica de sementes de grandes culturas e espécies florestais e arborização urbana.

Downloads

Publicado

05-10-2016

Como Citar

da Silva, A. D. P., dos Santos, A. F., & de Oliveira, L. M. (2016). ÍNDICES DE ÁREA VERDE E COBERTURA VEGETAL DAS PRAÇAS PÚBLICAS DA CIDADE DE GURUPI, TO. Floresta, 46(3), 353–362. https://doi.org/10.5380/rf.v46i3.40052

Edição

Seção

Artigos