CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS PARA PRODUÇÃO DE MADEIRA SERRADA NO BRASIL E NO CANADÁ

Autores

  • Alexandre Nascimento de Almeida
  • João Carlos Garzel Leodoro da Silva
  • Humberto Angelo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rf.v41i4.25354

Palavras-chave:

Mercado florestal, pesquisa de opinião, competitividade, Canadá, negócios florestais.

Resumo

O objetivo deste estudo é comparar algumas características do ambiente de negócios para produção de madeira serrada do Brasil e do Canadá, bem como analisar a percepção dos empresários desses países em relação à competitividade global do segmento. A importância deste estudo está na comparação de informações referentes ao segmento de madeira serrada do Brasil e Canadá, subsidiando a formulação de políticas voltadas para o aumento da competitividade brasileira. O material contemplou dados primários e secundários referentes às características explicativas da competitividade, que foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados indicaram que as contribuições da indústria da madeira no PIB são semelhantes para o Brasil e Canadá e que empresas canadenses possuem maior porte, especialização e orientação ao mercado internacional, sugerindo que a principal diferença entre Brasil e Canadá deve-se muito mais ao grau de desenvolvimento do que ao tamanho dos seus segmentos de madeira serrada.

Palavras-chave:   Mercado florestal; pesquisa de opinião; competitividade; Canadá; negócios florestais.

 

Abstract

Business environment description for softwood lumbers production in Brazil and Canada. The objective of this study is to compare some characteristics of the business environment for sawnwood production from Brazil and Canada as well as to analyze the perceptions of entrepreneurs in those countries in relation to the overall competitiveness of the segment. The importance of this study is the comparison of information regarding the segment of softwood lumber from Brazil and Canada, supporting the formulation of policies to increase Brazil's competitiveness. Thematerialincludedprimary and secondary dataregarding thecharacteristicsthat explain thecompetitionandwereanalyzed usingdescriptive statistics.The resultsindicatedthat the contributions ofthe timberindustryinGDParesimilartoBrazil andCanada andthatCanadian companiesare larger, more specializedandorientedto international markets,suggestingthat the maindifferencebetweenBrazilandCanadamustbemoretodegreeofdevelopmentthanthesizeof itssegmentsoflumber.

Keywords: Forest market; survey opinion; competitiveness; Canada; forestry business.

Downloads

Publicado

19-12-2011

Como Citar

Almeida, A. N. de, Silva, J. C. G. L. da, & Angelo, H. (2011). CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS PARA PRODUÇÃO DE MADEIRA SERRADA NO BRASIL E NO CANADÁ. FLORESTA, 41(4). https://doi.org/10.5380/rf.v41i4.25354

Edição

Seção

Artigos