Open Journal Systems

LAUDO PERICIAL EM LOCAIS ATINGIDOS POR INCÊNDIOS FLORESTAIS

Alexandre Figueiredo de Lemos

Resumo



O Corpo de Bombeiros Militar tem como uma de suas atribuições a realização de perícias de incêndio e conseqüentemente, é solicitado para realizar inúmeros exames periciais para determinação das causas e origens dos incêndios florestais.Diante disso, o CBM/MS, através da portaria do Comandante Geral, elabora e emite os laudos periciais confeccionados por seus oficiais especializados em perícia de incêndio aos órgãos solicitantes.Contudo o CBM/MS carece de uma padronização dos laudos periciais específicos para incêndios florestais, tendo em vista a necessidade que, além de analisar pontos fundamentais para sua confecção, temos que entender que este laudo está inserido no conceito de perícia ambiental.
Não é mais possível deixar de atrelar ao laudo pericial os danos ambientais causados pelo incêndio.Diante do exposto é que surgiu a idéia deste trabalho, que é apresentar para o Corpo de Bombeiros do MS uma proposta de padronização na elaboração dos laudos periciais para áreas atingidas por incêndios florestais.

INVESTIGATION REPORT ON WILDFIRE INCIDENT

Abstract


The Military Body of Firemen has as one of its attributions the accomplishment of fire investigation, it is requested to determine the causes of wildfires. Ahead of this, the CBM/MS elaborates and emits the investigation report to the solicitant agencies. However the CBM/MS needs a pattern to wildfire investigation reports. It is not possible to leave the environment damages out of the report. Thats where the idea to this work came from. Its a proposal of pattern to wildfire investigation report.


Palavras-chave


Perícia; Incêndio Florestal; Laudos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rf.v34i2.2391