Um estudo de marketing aplicado ao setor madeireiro de Rio Branco, Estado do Acre
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v29i12.2320Palavras-chave:
Indústria madeireira, marketing de produtos madeireiros, economia florestal, Floresta Tropical Úmida, Estado do Acre. Key words, Timber industry, marketing of forest product, forest economics, Tropical Moist Forest, Acre, BrazilResumo
Este trabalho apresenta uma análise sobre a prática dos princípios de marketing adotados em 1995 pelo setor madeireiro em Rio Branco, no Estado do Acre. Esta pesquisa investigou 39 serrarias, 43 indústrias de móveis e 16 depósitos revendedores de madeira serrada localizados nesta cidade. Os principais aspectos considerados na análise foram: (1) ambiente de marketing; (2) composto de marketing; (3) mercados alvo e (4) estratégia de marketing. Algumas das conclusões obtidas foram: esforços de marketing, junto às firmas de construção civil locais, devem ser implementados para assegurar uma demanda para o produto madeireiro acreano; o setor madeireiro local necessita de medidas administrativas, técnicas-operacionais e políticas para o sucesso de um programa de marketing em suas firmas e a falta de uma prática do manejo florestal, pelas firmas madeireiras locais, pode ser um obstáculo de mercado às serrarias de Rio Branco.
A marketing study applied to the wooden sector of Rio Branco, State of Acre-Brazil, 1995
Abstract
This paper presents an analysis on the practice of marketing principles adopted, in 1995, by the timber sector in Rio Branco (Capital of State of Acre, located in western Amazon-Brazil). The study covered 39 sawmills, 43 furniture manufacturers and 16 timber retailers located in this city. The main aspects considered in the analysis were: (1) marketing environment; (2) marketing mix; (3) target market and (4) marketing strategies. Some of the conclusions obtained were: Practices of marketing, between local construction firms and sawmill must be established in order to develop a demand for Acrean wooden product; local timber sector needs some management, technical and policies actions in order to generate a good marketing program for their sawmills and the non use of forest management by local sawmills cam became a constraint for local timber firms as trade with consumers abroad of Acre.
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