VARIAÇÃO SAZONAL E REDISTRIBUIÇÃO DE BIOELEMENTOS DE QUATRO ESPÉCIES ARBÓREAS EM TRÊS TIPOLOGIAS FLORESTAIS DA FLORESTA ATLÂNTICA DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v39i3.15371Palavras-chave:
Floresta Ombrófila Densa, restinga, ciclagem de nutrientes, serapilheira.Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a variação sazonal e a redistribuição de bioelementos em folhas verdes e folhas de serapilheira de quatro espécies arbóreas em três tipologias florestais (Inicial, Média e Avançada) da Floresta Atlântica, que se distinguem pela idade, diversidade florística e estrutura fitossociológica. Foram pesquisados os teores de bioelementos em folhas verdes e em folhas de serapilheira de Andira anthelminthica, Ocotea pulchella, Ilex theezans e Tapirira guianensis. Para folhas, os teores de N, P e K tenderam a aumentar com a idade da tipologia, e os teores de Ca, Mg e Na apresentaram tendência a maiores valores na tipologia Inicial. Andira apresentou os maiores teores médios de N e P, Tapirira o maior teor médio de Ca e Ilex o maior teor médio de Na. Para folhas de serapilheira, os mais altos teores de N foram encontrados em Andira e os menores em Ilex. Comportamento semelhante foi observado para P e K. O elemento Ca teve comportamento inverso, com teores bem próximos ou superiores aos encontradas nas folhas, conforme observado para Ilex, Andira e Ocotea. Ocorreu redistribuição interna de N, P, K e Na antes da abscisão foliar, enquanto Ca e Mg não foram redistribuídos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

