O OLHAR DE PESQUISADOR SOBRE GUARAQUEÇABA, PARANÁ: DIAGNÓSTICO E ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA AO MUNICÍPIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v39i3.15363Palavras-chave:
Guaraqueçaba, produção científica.Resumo
O município de Guaraqueçaba, localizado no litoral norte do estado do Paraná, tem despertado nas últimas décadas um enorme interesse da comunidade científica devido às suas peculiaridades ecológicas e socioculturais. O objetivo do presente trabalho foi apresentar um levantamento bibliográfico sobre a produção científica relacionada ao município de Guaraqueçaba e desenvolver uma breve análise crítica sobre os aspectos qualitativos da produção. Foram identificadas 109 publicações referentes a 67 projetos de pesquisa, que abrangem o período de 1979 a 2005, ligados a diversas áreas do conhecimento, dentre as quais geologia, estudo da paisagem, diversidade biológica, antropologia, cultura, desenvolvimento sustentável, socioeconomia, história e interfaces. A análise crítica da produção levantada baseou-se em visitas de campo nos cenários de pesquisa, com a constatação de alguns aspectos, como a omissão dos pesquisadores quanto aos esclarecimentos sobre os objetivos do seu trabalho e a falta de retorno do conhecimento gerado pelos resultados das pesquisas, o que vem a causar um sentimento de frustração e desconfiança na população local, consequência indesejável para o prosseguimento dos estudos na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

