EFEITO DA APLICAÇÃO DE POTÁSSIO E SÓDIO NAS CARACTERÍSTICAS DO LENHO DE ÁRVORES DE Eucalyptus grandis W.HILL, AOS 24 MESES DE IDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rf.v39i3.15353Palavras-chave:
Anatomia da madeira, densidade, eucalipto, fertilização.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as características anatômicas e a densidade aparente e básica do lenho de árvores de Eucalyptus grandis com 24 meses de idade, plantadas no espaçamento de 3x2 m, sem fertilização (testemunha) e fertilizadas com potássio (T2) e sódio (T3). De cada tratamento foram cortadas 8 árvores de eucalipto, de acordo com a distribuição de área basal, e coletadas amostras do lenho em diferentes porcentagens da sua altura total. Na avaliação das dimensões dos vasos e fibras e da densidade aparente por densitometria de raios X, foram utilizadas as amostras do lenho do DAP, e para a densidade básica todas as amostras do lenho. Os resultados mostraram que as densidades aparente e básica média do lenho das árvores de eucalipto não foram significativas nos 3 tratamentos, sendo os perfis radiais de densidade aparente característicos de madeira juvenil de árvores de eucalipto. A aplicação dos fertilizantes minerais (potássio e sódio) induziu alterações nas dimensões das fibras, responsáveis pela sustentação do tronco das árvores de eucalipto, não sendo detectadas diferenças significativas para os elementos de vaso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista, seguindo a recomendações do movimento Acesso Aberto, proporciona acesso publico a todo o seu conteudo, seguindo o principio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intrcambio global de conhecimento.
Conteúdos do periódico licenciados sob uma CC BY-NC-SA 4.0

