Volatilidade e determinantes dos capitais externos: os casos do Brasil e dos EUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v41i76.68880

Palavras-chave:

Volatilidade. Fluxos de capitais. Integração financeira

Resumo

A volatilidade dos capitais externos é um risco para a estabilidade macroeconômica e financeira. Este estudo identifica e analisa os determinantes da volatilidade dos capitais externos para o Brasil e os Estados Unidos do primeiro trimestre de 1990 ao segundo trimestre de 2018. Depois de construir duas medidas de volatilidade para os capitais externos, estima-se os determinantes dessa volatilidade por meio do modelo VEC e DOLS. Os resultados sugerem que a volatilidade da entrada de capitais externos é superior para o Brasil, por outro lado, para a saída de capitais domésticos, se sobressai a volatilidade dos capitais dos EUA. Os principais resultados sustentam que algumas variáveis se destacam como influenciadoras da volatilidade dos capitais externos, quais sejam: o risco global, a inflação e o preço do petróleo. Conclui-se que as políticas ligadas à estabilidade financeira decorrentes de volatilidade de capitais podem se pautar por quais tipos de capitais apresentam efeitos mais danosos em termos de volatilidade.

Biografia do Autor

Eliene de Sá Farias, Universidade Federal de Viçosa/ Doutoranda no programa de pós graduação em Economia Aplicada da UFV (PPGEA/UFV).

Economista (2016), Mestra em Economia Aplicada (2018) e Doutoranda em Economia Aplicada pela mesma instituição e programa.

Área : Economia Internacional

Leonardo Bornacki de Mattos, Universidade Federal de Viçosa/ Professor Associado

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada nesta mesma instituição. Atua no ensino e pesquisa na área de Economia, com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas, Finanças Internacionais e Econometria de Séries Temporais.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Farias, E. de S., & de Mattos, L. B. (2020). Volatilidade e determinantes dos capitais externos: os casos do Brasil e dos EUA. Revista De Economia, 41(76), 372–400. https://doi.org/10.5380/re.v41i76.68880

Edição

Seção

Artigos