Volatilidade e determinantes dos capitais externos: os casos do Brasil e dos EUA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v41i76.68880

Palabras clave:

Volatilidade. Fluxos de capitais. Integração financeira

Resumen

A volatilidade dos capitais externos é um risco para a estabilidade macroeconômica e financeira. Este estudo identifica e analisa os determinantes da volatilidade dos capitais externos para o Brasil e os Estados Unidos do primeiro trimestre de 1990 ao segundo trimestre de 2018. Depois de construir duas medidas de volatilidade para os capitais externos, estima-se os determinantes dessa volatilidade por meio do modelo VEC e DOLS. Os resultados sugerem que a volatilidade da entrada de capitais externos é superior para o Brasil, por outro lado, para a saída de capitais domésticos, se sobressai a volatilidade dos capitais dos EUA. Os principais resultados sustentam que algumas variáveis se destacam como influenciadoras da volatilidade dos capitais externos, quais sejam: o risco global, a inflação e o preço do petróleo. Conclui-se que as políticas ligadas à estabilidade financeira decorrentes de volatilidade de capitais podem se pautar por quais tipos de capitais apresentam efeitos mais danosos em termos de volatilidade.

Biografía del autor/a

Eliene de Sá Farias, Universidade Federal de Viçosa/ Doutoranda no programa de pós graduação em Economia Aplicada da UFV (PPGEA/UFV).

Economista (2016), Mestra em Economia Aplicada (2018) e Doutoranda em Economia Aplicada pela mesma instituição e programa.

Área : Economia Internacional

Leonardo Bornacki de Mattos, Universidade Federal de Viçosa/ Professor Associado

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada nesta mesma instituição. Atua no ensino e pesquisa na área de Economia, com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas, Finanças Internacionais e Econometria de Séries Temporais.

Publicado

2020-10-21

Cómo citar

Farias, E. de S., & de Mattos, L. B. (2020). Volatilidade e determinantes dos capitais externos: os casos do Brasil e dos EUA. Revista De Economia, 41(76), 372–400. https://doi.org/10.5380/re.v41i76.68880

Número

Sección

Artigos