A Panel Analysis of Foreign Portfolio Investment in Latin America from 2005 to 2014
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i69.67887Palavras-chave:
Foreign Portfolio Investment, Latin America, Capital FlowsResumo
O artigo analisa os fluxos de investimento externo em carteira para a América Latina no período 2005-2014. Fatores globais (push) e domésticos (pull) são utilizados como variáveis explicativas. São estimados modelos em painel para 12 países. Os resultados mostram que entre as variáveis globais o índice S&P500 e a taxa de juros dos Fed Funds são estatisticamente significantes para explicar os fluxos de investimento externo em carteira para os países latinoamericanos. A participação do investimento no PIB e o índice MSCI do país de destino também são estatisticamente significantes. As expectativas parecem desempenhar um papel relevante para explicar os fluxos de investimento externo em carteira, dado que as variáveis mais importantes na explicação dos fluxos são influenciadas pelo comportamento futuro da economia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.