Efeitos da desregulamentação na extensão e no grau de integração do mercado brasileiro de café

Autores

  • Fernando Tadeu Pongelupe Nogueira UFV
  • Danilo R. D. Aguiar UFSCaR

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v37i3.27532

Palavras-chave:

eficiência de mercado, integração de mercado, integração espacial, desregulamentação do mercado.

Resumo

O setor cafeeiro passou por um processo de desregulamentação no período 1989/1990. Um fator externo, o final do Acordo Internacional de Café, aliado a um fator interno, a extinção do Instituto Brasileiro do Café, provavelmente aumentaram a competição e a integração no mercado brasileiro de café. Este artigo tentou identificar a extensão e a integração do mercado usando dados dos principais estados produtores e consumidores de café. Os resultados mostraram que a extensão do mercado brasileiro de café envolve estados de todas as regiões do país e todos os tipos de café (arábica e robusta). Além disso, o grau de integração aumentou após a desregulamentação do mercado, especialmente no mercado de café arábica.

Biografia do Autor

Fernando Tadeu Pongelupe Nogueira, UFV

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

 

Danilo R. D. Aguiar, UFSCaR

Professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de Sorocaba. 

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Como Citar

Nogueira, F. T. P., & Aguiar, D. R. D. (2011). Efeitos da desregulamentação na extensão e no grau de integração do mercado brasileiro de café. Revista De Economia, 37(3). https://doi.org/10.5380/re.v37i3.27532

Edição

Seção

Artigos