Efeitos da desregulamentação na extensão e no grau de integração do mercado brasileiro de café
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v37i3.27532Palavras-chave:
eficiência de mercado, integração de mercado, integração espacial, desregulamentação do mercado.Resumo
O setor cafeeiro passou por um processo de desregulamentação no período 1989/1990. Um fator externo, o final do Acordo Internacional de Café, aliado a um fator interno, a extinção do Instituto Brasileiro do Café, provavelmente aumentaram a competição e a integração no mercado brasileiro de café. Este artigo tentou identificar a extensão e a integração do mercado usando dados dos principais estados produtores e consumidores de café. Os resultados mostraram que a extensão do mercado brasileiro de café envolve estados de todas as regiões do país e todos os tipos de café (arábica e robusta). Além disso, o grau de integração aumentou após a desregulamentação do mercado, especialmente no mercado de café arábica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.