Comparando Mecanismos de Redução da Pobreza: Crescimento Econômico ou Programa Bolsa Família?

Autores

  • Gisele De Cássia Gusmão Universidade Estadual de Montes Claros
  • Uyara De Sales Gomide Universidade Federal de Viçosa
  • Silvia Harumi Toyoshima Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v38i3.27066

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, crescimento econômico, pobreza

Resumo

Com o objetivo de identificar e comparar a influência do crescimento econômico e do Programa Bolsa Família no combate a pobreza utilizou-se como metodologia de mensuração a Análise Discriminante. Os resultados demonstram que o baixo nível de alfabetização pode ser entendido como característica inerente à maior incidência de pobreza. Em relação ao Programa Bolsa Família, este possui uma relação inversa com incidência de pobreza sugerindo que aumentos no valor dos benefícios transferidos pelo governo promovem a redução da pobreza. Em outras palavras, educação e transferência de renda discriminam os estados brasileiros que estão acima da média (Grupo 1), em termos de nível de pobreza, daqueles que estão abaixo da média (Grupo 2). Por outro lado, o crescimento econômico não explicou a diferença de incidência de pobreza entre os dois grupos.

Biografia do Autor

Gisele De Cássia Gusmão, Universidade Estadual de Montes Claros

Bacharel em Economia/Unimontes

Mestre em Economia/UFV

Professora Substituta do Departamento de Economi/UFV (2009-2010)

Professora Designada do Departamento de Economia/Unimontes (atual)

Uyara De Sales Gomide, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Economia (UFV)

 

Silvia Harumi Toyoshima, Universidade Federal de Viçosa

Professora associada do Departamento de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Como Citar

Gusmão, G. D. C., Gomide, U. D. S., & Toyoshima, S. H. (2012). Comparando Mecanismos de Redução da Pobreza: Crescimento Econômico ou Programa Bolsa Família?. Revista De Economia, 38(3). https://doi.org/10.5380/re.v38i3.27066

Edição

Seção

Artigos