Evolução do comércio intraindustrial entre Brasil e Estados Unidos no período 1997 - 2008
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v36i3.23003Palavras-chave:
Comércio bilateral, Comércio intraindustrial, Relação Brasil – EUAResumo
Ao final dos anos de 1980 o Brasil alterou o perfil de suas relações comerciaistornando-se exportador, predominantemente, de produtos manufaturados.Os EUA têm tido um grande peso nessa alteração, por ser um importante parceirocomercial, especialmente de produtos manufaturados. Dados por fator agregadoindicam um grande volume de comércio de produtos manufaturados, sugerindofortes relações intraindustriais entre os dois países. Este trabalho tem por objetivoanalisar a intensidade dos fluxos de comércio intraindustrial entre Brasil e EUA noperíodo 1997 - 2007, utilizando para isto o índice de Grubel & Lloyd a nível de doise quatro dígitos, segundo a nomenclatura NCM. Nesta análise foram destacados osprodutos que apresentaram índices iguais ou superiores a 0,7, e que representama maior proporção do valor do comércio entre os dois países. Baseado nesses parâmetros,concluiu-se que, embora o comércio interindustrial predomine num grandenúmero de produtos, o maior valor da corrente de comércio, ao longo do período analisado é sustentado por relações de troca intraindustriais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.