Pobreza e desigualdade de renda em Belo Horizonte: uma análise para setores de habitação
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v35i2.17202Palavras-chave:
favelas, desigualdade de renda, escolaridade, pobreza.Resumo
Os elevados níveis de desigualdade de renda e de pobreza existentesno Brasil podem também ser observados para dados municipais e em recortesgeográficos menores. Este estudo contrastou ambas variáveis para dois setoreshabitacionais distintos do município de Belo Horizonte: o setor normal -não-favela - e o especial ou subnormal - vilas, aglomerados e favelas. Paratanto, estimaram-se equações mincerianas de rendimentos com o uso da técnicados Mínimos Quadrados Ordinários, observando se existiam diferençassignificativas nos rendimentos de trabalhadores que fossem correlacionadasao local de residência. Além disso, calculou-se a proporção de pobres e o Índicede Gini para os setores citados. Estes foram utilizados como base comparativapara as microsimulações contrafactuais que simularam como que fatoresrelacionados à localização da residência e à desigualdade de escolaridade existentesentre os setores impactavam em ambos indicadores. Observou-se queas reduções na desigualdade de renda e no número de pobres em Belo Horizonteforam mais acentuadas em decorrência do aumento fictício da escolaridadedo setor subnormal do que do aumento da renda estimado por fatorescorrelacionados à localização da moradia.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.