Território e economia do turismo no Brasil meridional: ensaio sobre o percurso turístico da Serra Gaúcha, realçando o caso de Gramado
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v43i80.74574Palabras clave:
Territórios turísticos, Serra Gaúcha, Gramado, Ações coletivasResumen
Baseado em pesquisa bibliográfica e documental, o artigo aborda a experiência “territorial-turística” do Município de Gramado, destaque no turismo da Serra Gaúcha, procurando argumentar que, se a emergência desse setor é inseparável dos atributos territoriais existentes, sua própria expansão acrescentou uma nova característica nas particularidades locais, autorizando referir à área em termos de “território turístico”. Também se procura assinalar que a orientação rumo ao turismo de eventos, modalidade que passou a outorgar grande visibilidade a Gramado, representou uma espécie de construção conjunta, de índole comunitária, calcada em entendimento aparentemente coletivo sobre o papel do turismo na economia da localidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Economia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.