Análise da Dinâmica Populacional por Nível de Instrução no Brasil

Autores/as

  • Gabriela Henrique Zangiski FEA/RP
  • Alexandre Alves Porsse UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v42i79.71982

Palabras clave:

Economia regional, dinâmica populacional, nível de instrução

Resumen

Este estudo visa analisar os efeitos de migração regional a partir da avaliação das mudanças ocorridas na estrutura da população segundo o nível de instrução. A hipótese é de que os grupos populacionais mais escolarizados são mais propensos a migrar e que os diferenciais regionais dos grupos populacionais devem refletir os efeitos de migração. A metodologia empregada baseia-se em duas abordagens: análise shift-share e análise exploratória de dados espaciais. A primeira decompõe os efeitos diferenciais regionais e a segunda permite identificar regimes espaciais nos componentes da análise shift-share. Foram encontrados padrões significativos de dependência espacial para todos os níveis de instrução. As regiões Nordeste e Norte destacaram-se pelo aumento da participação de indivíduos de menor instrução, enquanto o Centro-Oeste mostrou-se atrativo para os mais escolarizados, indicando que a estrutura produtiva desta região tem incrementado o uso de trabalho qualificado.

Biografía del autor/a

Gabriela Henrique Zangiski, FEA/RP

Aluna de mestrado em Economia Aplicada da FEA/RP. Graduada pela UFPR em Ciências Econômicas.

Publicado

2021-09-27

Cómo citar

Zangiski, G. H., & Porsse, A. A. (2021). Análise da Dinâmica Populacional por Nível de Instrução no Brasil. Revista De Economia, 42(79), 648–669. https://doi.org/10.5380/re.v42i79.71982

Número

Sección

Artigos