Análise da Dinâmica Populacional por Nível de Instrução no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i79.71982Keywords:
Economia regional, dinâmica populacional, nível de instruçãoAbstract
Este estudo visa analisar os efeitos de migração regional a partir da avaliação das mudanças ocorridas na estrutura da população segundo o nível de instrução. A hipótese é de que os grupos populacionais mais escolarizados são mais propensos a migrar e que os diferenciais regionais dos grupos populacionais devem refletir os efeitos de migração. A metodologia empregada baseia-se em duas abordagens: análise shift-share e análise exploratória de dados espaciais. A primeira decompõe os efeitos diferenciais regionais e a segunda permite identificar regimes espaciais nos componentes da análise shift-share. Foram encontrados padrões significativos de dependência espacial para todos os níveis de instrução. As regiões Nordeste e Norte destacaram-se pelo aumento da participação de indivíduos de menor instrução, enquanto o Centro-Oeste mostrou-se atrativo para os mais escolarizados, indicando que a estrutura produtiva desta região tem incrementado o uso de trabalho qualificado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
