RELAÇÕES DE LONGO PRAZO ENTRE INFRAESTRUTURA ECONÔMICA, COMPETITIVIDADE E INVESTIMENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 1970-2011
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i2.49185Palabras clave:
Infraestrutura, Investimentos, Competitividade.Resumen
RESUMO: O objetivo deste trabalho é estimar as relações de longo prazo entre a infraestrutura econômica, os demais investimentos e a competitividade no Brasil. Para isso, foi realizada uma análise de cointegração a partir de metodologia de séries temporais, especificamente através de um modelo de correção de erros. Observa-se que o país não conseguiu manter o mesmo nível de investimentos em infraestrutura a partir da década de 1980, com queda substancial dos mesmos como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) nas décadas de 1990 e 2000. Os baixos investimentos nos setores de infraestrutura colaboraram para a perda de competitividade e a limitada formação de investimentos adicionais na economia. A evidência empírica corrobora para a existência de relação positiva de longo prazo entre os setores da infraestrutura econômica, a competitividade e os investimentos (exceto em infraestrutura) no Brasil, indicando que deve haver um melhor e mais eficaz planejamento dos investimentos nesses setores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.