RELAÇÕES DE LONGO PRAZO ENTRE INFRAESTRUTURA ECONÔMICA, COMPETITIVIDADE E INVESTIMENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 1970-2011
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v42i2.49185Keywords:
Infraestrutura, Investimentos, Competitividade.Abstract
RESUMO: O objetivo deste trabalho é estimar as relações de longo prazo entre a infraestrutura econômica, os demais investimentos e a competitividade no Brasil. Para isso, foi realizada uma análise de cointegração a partir de metodologia de séries temporais, especificamente através de um modelo de correção de erros. Observa-se que o país não conseguiu manter o mesmo nível de investimentos em infraestrutura a partir da década de 1980, com queda substancial dos mesmos como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) nas décadas de 1990 e 2000. Os baixos investimentos nos setores de infraestrutura colaboraram para a perda de competitividade e a limitada formação de investimentos adicionais na economia. A evidência empírica corrobora para a existência de relação positiva de longo prazo entre os setores da infraestrutura econômica, a competitividade e os investimentos (exceto em infraestrutura) no Brasil, indicando que deve haver um melhor e mais eficaz planejamento dos investimentos nesses setores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.