A macrodinâmica do capitalismo na perspectiva pós-keynesiana: considerações teóricas e implicações de políticas em contraponto ao Novo Consenso Macroeconômico
The Macrodynamics of Capitalism in the Post-Keynesian Perspective: Theoretical Considerations and Policy Implications as Opposed to the New Macroeconomic Consensus
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i88.97183Palavras-chave:
Pós-Keynesianismo, Heterodoxia, Macroeconomia, CapitalismoResumo
Este trabalho tem por objetivo resgatar a teoria macroeconômica pós-keynesiana, caracterizada como alternativa ao paradigma ortodoxo identificado como ‘Novo Consenso Macroeconômico’. Para tanto, tecemos algumas considerações acerca das origens e principais características do pós-keynesianismo, identificando-o como vertente de pensamento no âmbito da heterodoxia. Como resultado das considerações teóricas traçadas, foram elaboradas algumas implicações de política econômica no sentido de atenuar as deficiências do capitalismo, compreendido dentro do conceito de ‘economia monetária da produção’, contrastando brevemente ao final com algumas das recomendações do Novo Consenso.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Pacheco Heringer, Joelmir Pereira Lira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

