A influência do Sistema Nacional de Inovação no surgimento de Small Firms no Brasil
The Influence of the National Innovation System on the Emergence of Small Businesses in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v46i88.96235Palavras-chave:
Economia Evolucionária, Small Firms, InovaçãoResumo
Esse trabalho teve como objetivo investigar os fatores determinantes para o surgimento de small firms no Brasil. Utilizando dados em painel para as 27 unidades da federação entre os anos 2000 a 2018 verificou se as teorias de transbordamento de conhecimento técnico-científico e o conhecimento tácito provenientes do investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e patenteamento, bem como a disponibilidade de crédito contribui para o surgimento de small firms no mercado brasileiro. Os resultados do modelo de Efeitos Fixos demonstram tanto o conhecimento, como o investimento público direto através de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Bolsas de Estudo, quanto a intermediação do acesso ao crédito as startups através do Banco de Desenvolvimento (BNDES) trazem efeitos positivos e significativos no surgimento de small firms na economia brasileira.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kimberly Jessica Montagner Prote

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

