Análise exploratória da produção de conhecimento na região Sul do Brasil e as relações universidade-empresa
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v39i68.48892Palavras-chave:
Institutos de Pesquisa, Produção de Conhecimento, Sistema Regional de InovaçãoResumo
O conceito de Sistema Regional de Inovação auxilia no entendimento do processo de inovação e aprendizagem em dada região e é exatamente essa a contribuição desse trabalho ao estudar a produção de conhecimento na Região Sul do Brasil. O objetivo é mapear a produção de conhecimento nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a partir dos dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, e verificar quais as instituições em cada estado são mais produtivas em termos de produção bibliográfica (artigos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais) per pesquisador. A partir do mapeamento dessas instituições, busca-se, também analisar os relacionamentos dessas instituições com as empresas, focando nos canais de troca de conhecimento e tipos de relacionamento. A análise dessas relações auxilia o entendimento das formas em que se da o processo de formação de aprendizado e da construção de competências, ambos essenciais para o processo inovativo da região Sul do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.