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Competitividade do complexo cafeeiro: uma análise a partir do market share e das vantagens comparativas simétricas

Vanderlei José Sereia, Márcia Regina Gabardo da Camara, João Amilcar Rodrigues Anhesini

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar o comportamento dos principais indicadores de comércio exterior do complexo cafeeiro brasileiro entre 1990 e 2007. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e seu maior rival internacional é o Vietnã. O problema a ser estudado trata da evolução da competitividade - ganhos e perdas - do café brasileiro no período. O estudo discute os fundamentos econômicos sobre o comércio internacional,os indicadores internacionais de competitividade e caracteriza a dinâmica do complexo cafeeiro brasileiro. O problema a ser estudado é a evolução da competitividade, de forma a verificar ganhos e perdas de participação no comércio exterior, a partir de indicadores de comércio. Os procedimentosmetodológicos utilizados para verificar a existência de vantagens e analisar os indicadores de comércio exterior são o modelo Constant Market Share e as vantagens competitivas reveladas simétricas (CRVS) do café brasileiro (verde, torrado, solúvel e especial) em relação aos países concorrentes. Discutem-se as barreiras às importações impostas ao café brasileiro pelos países importadores e as possíveis políticas públicas e privadas favoráveis à competitividade das exportações de café. O artigo verifica a existência de vantagens e os principaisindicadores de comércio exterior sinalizam a expansão das exportações. O estudo conclui que o complexo cafeeiro é competitivo, especializado na exportação de café verde e tem baixa participação nos mercados de café torrado, solúvel e bebidas que contém café.

Competitiveness in the cofee industry: an analysis from the market share and simetric revealed comparative advantage
Abstract: The aim of this paper is to analyze the behavior of the main indicators of foreign trade in Brazilian coffee industry between 1990 and 2007. Brazil is the largest producer and exporter of coffee and Vietnam is the major rival in international market. The research problem to be studied is the evolution of competitiveness of Brazilian coffee, in order to verify gains and losses in foreign trade. The study discusses the fundamentals internationaltrade, international competitiveness indicators and characterized the dynamics of Brazilian coffee complex. The research objective is to verify the existence of competitive advantage in exports of coffee complex. The methodological procedures used to verify the advantages and analyzethe indicators of foreign trade are the Constant Market Share model and revealed symmetric competitive advantage (RSCAs) of Brazilian coffee (green, roasted, soluble and special) in relation to competing countries. We discuss the import barriers imposed on Brazilian coffee by importing countries and the possible public and private policies conducive to competitiveness of exports of coffee. The article notes that there are advantages and the main indicators of foreign trade indicate the expansion of exports. The study concludes that coffee is competitive and specializedin the export of green coffee and has low participation in the markets for roasted coffee, soluble and drinks containing coffee.

Key-words: international trade; competitiveness; exportations coffee.

JEL: F10; F17; F19.

Palavras-chave


comércio internacional; competitividade; exportação de café.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/re.v38i1.28757